terça-feira, 14 de junho de 2011

Projeto Interdisciplinar - Tecnologia como Ferramenta de Aprendizagem

Escola Municipal Santa Filomena

 Projeto Interdisciplinar: Tecnologia como um elemento de estímulo à aprendizagem
 Cursistas: Maria do Socorro da Silva, Ilma Maria da Silva e Maria das Graças Pinheiro
                          

Público Alvo: Alunos do Pré - Escolar I e II

Conteúdo: Desenho e Pintura

Áreas de abrangência: Ensino da Arte, Língua Portuguesa, Ciências,
Geografia, História e Cultura

Tempo estimado: cinco dias   
                                                                                 

JUSTIFICATIVA

A necessidade desse trabalho surgiu mediante atividade realizada nas aulas presenciais do Curso de Tecnologias: ensinando e aprendendo com as TICs, onde os cursistas, em parceria com as escolas, deveriam desenvolver um projeto junto aos alunos, fazendo uso das tecnologias como ferramenta de aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento.
Nesses últimos anos, a escola pública brasileira tem buscado melhorias nas suas condições. A implantação da informática vem aumentando e tomando espaço na escola e, como ela é uma instituição sistemática, os professores assumem uma função extremamente importante e decisiva: a inserção de tais instrumentos como incentivo à aprendizagem. Dessa forma, os professores devem estar preparados para assumir o papel de mediadores do conhecimento junto aos alunos, incentivando-os na busca do novo e aprimorando os conhecimentos adquiridos no dia a dia em sala de aula.


OBJETIVOS

- Conhecer programas no computador para a realização de atividades
- Adquirir coordenação motora fazendo uso do mouse ou teclado
- Utilizar o computador como ferramenta de aprendizagem
- Estimular o gosto pela Arte e desenho
- Realizar leitura de imagem
- Desenvolver noções de espaço
- Identificar cada parte do desenho/pintura através do traço e uso das cores
- Desenvolver o raciocínio lógico
- Reconhecer a importância das tecnologias em nossas vidas


METODOLOGIA

As atividades serão desenvolvidas através de: roda de conversa sobre a importância do desenho
e pintura para  o ensino aprendizagem; apresentação do tema para os alunos: visita ao laboratório de informática e exploração e manuseio dos computadores; realização de atividades fazendo uso de programas educacionais
como o Paint, para desenho e pintura.

RECURSOS METODOLÓGICOS:

- Tecnológicos: Computadores, câmera fotográfica, pendrive
- Humanos: professores e alunos


AVALIAÇÃO

A avaliação será feita através do acompanhamento das atividades e mediante observação do desempenho dos alunos.

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